Cursos com Inscrições Abertas
Até Terça-feira 26 Novembro 2019 - 12:00
OBJETIVO GERAL: Exposição das análises da sociedade realizadas por dois grandes filósofos que desenvolveram de forma original suas teorias, cada qual com sua visão de mundo (humanista e anti-humanista), objetivando a superação da sociedade capitalista. Ainda hoje, as conclusões por eles alcançadas podem servir de guia para a compreensão de fenômenos sociais atuais.
Expressam os objetivos educacionais, demonstrando “o perfil” profissional e educativo esperado. Expressam propósitos mais amplos do componente curricular definem as grandes linhas e as perspectivas da prática.
Atualidade dos pensamentos de Herbert Marcuse e Louis Althusser. Respectivas fontes e trajetórias filosóficas: do humanismo ao anti-humanismo.
Descrição discursiva que resume o conteúdo conceitual ou conceitual / procedimental de uma disciplina. Os tópicos essenciais da matéria são apresentados em frases nominais (sem verbo) e de forma contínua (sem tópicos).
INSTRUTOR: Marcos Alcyr Brito de Oliveira
PÚBLICO ALVO: Agentes Públicos federais, estaduais e municipais, sociedade civil e interessados no tema
DATAS: 05, 12, 19 e 26/11, terças-feiras
Carga horária: 12 h
Inscrição gratuita. Vagas limitadas.
Lista de inscritos:
Nome | Matrícula |
ALEXAND | 00069867 |
ALINE LEITE | 00069857 |
AMANDA HELOISA MANOEL | 00069849 |
ANDRé LUIZ BARBOSA DA SILVA | 00069858 |
ANDREA DA ROCHA DE PAULA | 00064247 |
BRUNA TOLONI MORENO | 00060647 |
CARLOS DA FONSECA NADAIS | 00053518 |
CáSSIO VIEIRA | 00069866 |
Claudia Daemon de Arruda | 00053800 |
CLAUDIA FREDINI | 00068042 |
CYNTHIA REBECCA | 00069956 |
DANIEL DOS SANTOS | 00037549 |
EDINEIDE ARAUJO SILVA | 00068741 |
Felipe Aparecido Mourão | 00052363 |
FERNANDO RONALDO MOLES | 00051637 |
GISELE M B GALORO | 00061600 |
GUILHERME JOSE PURVIN DE FIGUEIREDO | 00069863 |
HÉLCIO ROGÉRIO RAMOS | 00039999 |
HELENA ROSA DE OLIVEIRA | 00056991 |
ILMA LOPES DE AQUINO | 00069802 |
IRENE REIKO MIYAKE DA ROCHA | 00069856 |
ITALO SOUSA DE ABREU | 00069808 |
JADE BEATRIZ PEREIRA AMORIM | 00069859 |
JOSE ANTONIO SANTOS | 00064567 |
LEDA SOUZA SILVA | 00069865 |
LUANA GOMES DE OLIVEIRA | 00067851 |
MAGALI SERAVALLI ROMBOLI | 00061923 |
MARCELO ALVARENGA DIAS | 00055011 |
MARCELO R. R. SILVA | 00069864 |
MARCIO ADRIANO SENO | 00060672 |
MARCOS JOSé ALEF DE JESUS | 00068799 |
MARCUS ALEXANDRE PIRES | 00061516 |
MARIA DE LOURDES NASCIMENTO | 00051352 |
MATHEUS JOAQUIM GOMES DE LIMA | 00069449 |
MICHELLE BALDI BALLON SANCHES | 00069860 |
RAFAEL LACERDA SOARES | 00069861 |
REGINA MAGALHãES DE SOUZA | 00068069 |
RODRIGO SOUSA NAVARRO | 00068702 |
Sônia Maria Corrêa Alves | 00051632 |
STHEFANY DITORRE SANTOS | 00068059 |
VITORIA APPARECIDA LUCIO DA ROCHA | 00067519 |
VIVIANE M DAS G DOS SANTOS | 00069862 |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aula 1:
Filosofia Alemã: Suas gerações até a Escola de Frankfurt
Fontes de Herbert Marcuse: Heidegger, Marx e Freud
Aula 2:
O pensamento de Hebert Marcuse
Aula 3:
Filosofia Francesa: Existencialismo e Estruturalismo
Fontes de Althusser: Marx e Lacan
Aula 4:
O pensamento de Louis Althusser
Representam os conhecimentos necessários para a formação, os temas ou assuntos que são estudados durante o curso, em cada componente curricular bem como os procedimentos e os valores que deverão concretizar e permear o aprendizado.
Os módulos deve ser explicitados com carga horária e conteúdo aula a aula.
METODOLOGIA DE ENSINO
A exposição da matéria seguida de diálogos a respeito visa, por meio de uma adequada comparação, a uma compreensão crítica da realidade atual.
São os espaços, a prática e os instrumentos para que os conhecimentos sejam construídos. Devem relacionar, de forma intensa, o objetivo (para quê), o perfil do aluno (com quem) com os conteúdos (o quê).
Devem ser diversificados, atendendo às diferentes formas de construir o aprendizado. As situações de aprendizagem devem ser diversificadas, registradas e sistematicamente avaliadas se atingem ou não os objetivos.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Apresentação de um resumo do exposto em sala de aula, fazendo-se uma ligação com o momento político atual.
Visa ao acompanhamento, aos redirecionamentos necessários. Possibilita o encaminhamento para a consecução dos objetivos previstos.
É importante fundamentar como será o processo avaliativo, quais os instrumentos de avaliação que serão usados e como serão constituídas o conceito final.
RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS
Exposição de Power point, leitura de textos e debates sobre o tema ao final da aula
São os materiais e espaços necessários para a consecução dos objetivos e cumprimento do conteúdo programático.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALTHUSSER, Louis. Por Marx. Campinas: Unicamp, 2015.
________________. Ler o Capital. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979. v. 1 e 2
________________. Posições 1. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1978.
________________. Sobre a Reprodução. Petrópolis: Vozes, 2008.
DOSSE, François. História do estruturalismo I. O campo do signo, 1946/1966. São Paulo: Ensaio, 1993.
JAY, Martin. A imaginação dialética. História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais, 1923-1950. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
MARCUSE, Herbert. A Ideologia da Sociedade Industrial. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
________________. Cultura e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1997. v. 1 e 2
________________. Eros e Civilização. Uma Interpretação Filosófica do Pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
MOTTA, Luiz Eduardo. A favor de Althusser: revolução e ruptura na Teoria Marxista. Rio de Janeiro: Grama: FAPERJ, 2014.
OLIVEIRA, Marcos Alcyr Brito. Cidadania plena: A cidadania modelando o Estado. São Paulo: Alfa - Omega, 2005.
________________________. Sujeito de direito e marxismo: da crítica humanista à crítica anti-humanismo. São Paulo: Alfa-Omega, 2017.
WIGGERSHAUS, Rolf. A Escola de Frankfurt. História, desenvolvimento teórico, significação política. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2002.
Fontes a partir das quais os estudos serão realizados; podem ser livros, revistas, jornais, artigos, textos escritos por professores e alunos, entre outros.
CURRÍCULO PROFESSOR
Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (USP, 1991), especialista em Direitos Difusos e Coletivos, pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (2000), mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004) e doutor em Filosofia do direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP (2016). Autor dos livros: Cidadania Plena: a cidadania modelando o Estado e Sujeito de direito e marxismo: da crítica humanista à crítica anti-humanista. Aposentado do cargo de Auditor de Controle Externo do TCMSP. Diretor do Sindilex e Vice-presidente da FENASTC